dois bonecos montando um quebra cabeças

As seis partes da Norma de Desempenho

O que é a Norma de Desempenho

A Norma de Desempenho, ABNT NBR 15.575:2013 é uma Norma Técnica publicada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela foi desenvolvida com o objetivo de definir quantitativamente requisitos de desempenho para os diversos sistemas envolvidos nas edificações habitacionais.

A norma de desempenho está em vigor desde 19 de julho de 2013. É válida para os projetos habitacionais protocolados para aprovação na prefeitura após esta data.

Como a Norma de Desempenho está organizada

Em suas seis partes, a norma apresenta numericamente os parâmetros mínimos que devem ser atendidos. Apresenta também o modo de verificação de atendimento definindo outras normas e/ou testes a serem aplicados para cada tópico.

Para alguns requisitos a norma apresenta ainda os níveis intermediário e superior, a serem definidos com o proprietário / incorporador no início do projeto. Esta definição deve ser documentada no memorial descritivo de projeto.

Além destas, existem disciplinas que permeiam todas as partes. A norma deve ser analisada como um todo, pois o estudo de uma única parte ficará com o entendimento comprometido se analisada fora do contexto geral. Uma observação importante sobre a norma é que ela tratará sempre dos sistemas enquanto seu desempenho em uso independente do material. Ela não identifica, aprova ou reprova nenhum material em específico.

as 6 partes de desempenho

As seis partes da Norma de Desempenho

Na primeira parte da norma, temos a descrição do contexto geral da norma. São definidos os conceitos de desempenho, vida útil de projeto, manutenção. Temos a descrição dos papéis dos diversos envolvidos entre outros. São também apresentados os requisitos que abrangem a edificação como um todo, como exemplo a implantação no terreno.

A segunda parte trata especificamente dos sistemas estruturais, onde traz os requisitos relativos ao tema. Aqui são referenciadas as demais normas técnicas específicas para cada tipo de estrutura, e ainda requisitos voltados a desempenho de uso, como exemplo a resistência das estruturas contra choques laterais de carros nas garagens.

A terceira parte, que trata de sistemas de pisos, engloba requisitos como desempenho acústico dos mesmos. Exemplos: ouvir o salto do vizinho de cima ou morar sob a academia coletiva do prédio, estanqueidade entre unidades, resistência ao fogo. Ainda, características dos materiais de revestimento, como exemplo o coeficiente de atrito das superfícies, de modo a evitar escorregamento dos usuários em um piso social do hall, molhado em um dia de chuva.

A quarta parte, de vedações verticais apresenta entre outros, requisitos de conforto térmico. São baseados nas oito zonas bioclimáticas definidas para o Brasil. Também requisitos de acústica – tanto entre ambientes da edificação quanto com o exterior. Ainda, de resistência a esforços laterais ou de cargas penduradas nas paredes, de segurança a fogo – como a resistência ao calor e a estanqueidade à fumaça.

Já a quinta parte, que trata das coberturas, preocupa-se com a estanqueidade e a resistência às intempéries e ao fogo, mas também apresenta requisitos como a durabilidade e a resistência das cores dos materiais expostos à radiação solar.

Por último, a sexta parte é voltada às instalações hidrossanitárias. Aqui, temos requisitos que tratam de segurança. Exemplos: metais com acabamento sem rebarbas ou pontas afiadas. São identificados limites para a força a ser aplicada para a abertura e fechamento, vazão de água, cuidados com ruídos na tubulação, entre outros.

Visão multidisciplinar

Como visto, é uma norma abrangente e multidisciplinar. Os diversos envolvidos deverão trabalhar em conjunto para que possamos ter como resultado uma melhoria contínua nas edificações habitacionais construídas no país.

Seu uso é obrigatório, logo quanto antes nos preocuparmos com sua aplicação, tanto mais corretos estaremos quanto às nossas responsabilidades!

Quer ajuda para aplicar ou verificar a aplicação correta da Norma de Desempenho em seu projeto ou empreendimento? Fale conosco!

Receba nossa newsletter, clicando aqui!

3 comentários em “As seis partes da Norma de Desempenho”

  1. Pingback: Auditoria para melhorar o desempenho! - Kelch Consultoria

  2. Pingback: Envelhecimento da população e o impacto nas edificações - Kelch Consultoria

  3. Pingback: O que é a Norma de Desempenho? - Kelch Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *