Planejamento Estratégico é essencial para atingir os objetivos pretendidos!
As previsões para o ano que vem são de crescimento. Logo estejamos preparados, para termos uma maior chance de atingir nossos objetivos.
No dia a dia acabamos tão envolvidos com as atividades de rotina que acabamos não separando um tempo para o planejamento estratégico do desenvolvimento de nossa empresa.
Para um bom planejamento estratégico, três visões são sugeridas: O entendimento do contexto no qual a empresa está inserida e como isto pode interferir nas atividades, conhecer a empresa em si – Financeiro, Estrutura Física, Recursos Humanos, Concorrência, e Maturidade de gestão e controle, e o planejamento das ações e investimentos dentro de um cronograma.
Contexto atual
Devemos inicialmente entender o ambiente na qual sua empresa irá atuar. Estas informações podem ser obtidas ao se ler jornais e revistas, acompanhar os sites do setor – as redes sociais hoje são uma ferramenta importante de comunicação em massa. Vale também participar de associações não só como ouvinte e sim atuante em suas atividades como grupos de trabalho, pesquisas e posicionamento politico – só assim seu setor ganhará força e reconhecimento. E por último, conversar com os pares para trocar experiências, entender erros e acertos e buscar parcerias.
Conhecer a empresa
Financeiro
É preciso entender os números da empresa. Quais os gastos fixos sua empresa possui, quais os bens e propriedades, quais custos já estão definidos, qual o faturamento previsto e quanto já está vendido. Também, quais as possibilidades de diminuição de gastos ou aumento de lucro, ou se é necessária a regularização de algum aspecto.
Estrutura
Qual o espaço físico que a empresa possui – necessita reformas ou manutenções? Vai ampliar as instalações? Precisa instalar nova infraestrutura? Mais postos de trabalho? Como estão os equipamentos: suportam a ampliação prevista? Já estão desatualizados? Precisa comprar ou renovar licenças de programas?
Recursos Humanos
Como está seu pessoal: Qual o time que você tem, se algum estagiário vai se formar, se precisa mais gente, ou algum conhecimento específico. Vai diminuir o time – já verificou o passivo trabalhista – já sabe quando vai dispensá-lo? Como está a moral do time? Estão com férias planejadas ou atrasadas?
Concorrência
Houveram alterações importantes em relação aos clientes, novas empresas ou novos produtos da concorrência? Você vai atuar em alguma nova área – o que precisa aprender ou alterar para permitir esta atuação?
Também podemos pensar em parcerias, para complementar conhecimento que não temos. Assim atingimos um leque maior de oportunidades.
Maturidade de gestão e controle
Precisa investir em melhoria de processos para aumentar a produtividade? Implantar novas ferramentas de controle? Definir como fará a gestão da empresa com os novos funcionários ou a nova atividade prevista? Aqui fica minha sugestão de contratar um Consultor: Ele saberá como aplicar as melhores práticas, buscar conhecimento no mercado, e apoiar no desenvolvimento, implementação e criação de ferramentas e indicadores de acompanhamento.
Planejar e Implementar
Definição de objetivos
Devemos ainda definir os objetivos da empresa para 2018: Cada empresa tem seus próprios objetivos. E não vale dizer ”Quero crescer”.
Crescer significa aumentar o faturamento em x%, ou conseguir mais y clientes, ou realizar z projetos. Pode ser um objetivo só manter-se no mercado – em um momento instável da economia. Pode ser diminuir de tamanho para restringir atuação a um público mais específico. Pode ser ainda juntar-se com outras empresas.
Mas, com as previsões para o ano que vem, melhor termos metas mais arrojadas, focadas no crescimento saudável, afinal o otimisto é ingrediente indispensável para o sucesso!
Assim, importante aqui definir as metas com parâmetros mensuráveis: Quanto quer crescer, ou aumentar no faturamento, ou quanto vai pagar das dívidas!
Planejamento
Agora sim, com todas estas informações é possível planejar o que vamos fazer, quanto vai custar e quando vamos fazer cada atividade. Uma observação importante: O planejamento estratégico não deve ser feito uma vez no começo do ano e depois arquivado na gaveta, e nem impresso a ferro e fogo na parede e depois seguido à risca.
Um bom planejamento estratégico deve permitir ser revisto periodicamente, medido através de indicadores específicos para sua empresa, e replanejado ou ajustado sempre que necessário. Ele deve servir de linha guia para a tomada de decisões estratégicas da empresa, de modo a atingir com mais eficácia os objetivos traçados anteriormente!
Acompanhamento
Por fim, um acompanhamento do andamento do planejado, para permitir a identificação de alguma variação significativa que possa causar um risco não previsto. E replanejar, sempre!