Mãos juntas de uma equipe unida

Terceirização ou contratação para ter um bom profissional hoje?

Contexto atual

Terceirização é a solução? Atualmente vivemos em um momento de insegurança econômica. Grandes investimentos, ou investimentos no futuro a médio e logo prazo podem ser críticos para a empresa. Com a diminuição das empresas causada pela retração econômica, e o desaquecimento principalmente do setor da construção, muitos bons profissionais acabaram sendo dispensados das empresas.

Com isto, estas empresas precisarão buscar de volta este conhecimento, agora que o mercado começa a mostrar sinais de uma recuperação, ainda que lenta. Porém, estas estão descapitalizadas, e as oportunidades que surgem ainda são pontuais.

Ainda, as empresas provavelmente não trarão de volta esta estes profissionais para seus quadros, nem crescerão seus times. Buscarão novos profissionais, com um custo menor, porém menos experientes. Como resolver esta falta de experiência e de mão de obra, sem o alto custo de contratação de profissionais?

O Risco dos profissionais inexperientes

A paralisação do setor destes últimos anos causou uma quebra no padrão de aprendizado dos novos profissionais. Muitas vezes não tiveram a chance de estagiar ou começar a trabalhar com os mais experientes, aprendendo com estes as melhores práticas. As lições aprendidas deles em experiências anteriores!

Assim, teremos novos profissionais assumindo cargos importantes, com a demanda da tomada de decisões sobre fatos e situações nas quais não possuem vivência anterior. Perdendo-se uma cultura do setor que pode trazer prejuízos importantes às obras e empreendimentos sob sua responsabilidade.

Será necessário todo um novo ciclo de erros e tentativas para voltar a criar este conhecimento – impossível de se aprender nos livros, aos novos gestores que assumirão este papel e esta responsabilidade. Isto demanda um custo grande às empresas, que pagarão pelos novos erros até que se consolide novamente esta cultura no setor.

Como resolver?

A situação ideal seria trazer de volta estes profissionais ao mercado. Porém sabemos do custo que seria recontratá-los. De qualquer modo, precisamos retomar o trabalho que começa a aparecer, e trazer todo este conhecimento de volta ao setor. Não temos que pagar novamente pela geração de um conhecimento existente!

ideia

Assim, terceirização chega como uma solução. O apoio pontual destes profissionais, através de sua contratação terceirizada pode trazer de volta esta experiência ao mercado, sem o custo de uma contratação integral, apoiando a empresa com os profissionais necessários ao desempenho de suas funções.

Porém, é necessário atentar que não basta chamar alguns profissionais e pronto. A empresa terceirizada deve ter processos e procedimentos formalizados para atuar de modo a apoiar a empresa contratante de modo a incorporar rapidamente a sua cultura e modo de trabalhar.

Quer ajuda para sua empresa?

Para ter sucesso nesta terceirização, que tal contar com o apoio de quem possui a experiência, os processos e os procedimentos para formalmente realizar esta integração? Um profissional experiente, realizando o planejamento e a implementação das ações necessárias à sua empresa?

Atenda às novas demandas sem onerar sua empresa além do necessário: terceirize. Pense nisso!

Quer conversar mais a respeito? Aguardo seu contato.

Quer receber nossos textos? Cadastre-se Aqui!

1 comentário em “Terceirização ou contratação para ter um bom profissional hoje?”

  1. Pingback: Customizar, porque nenhuma empresa é igual a outra! - Kelch Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *