Equipe multidisciplinar

Projetos Complexos exigem conhecimento multidisciplinar

Desenvolvemos nossos empreendimentos em um mundo mais globalizado, populoso, desenvolvido, multidisciplinar.

O desenvolvimento tecnológico trouxe uma complexidade cada vez maior aos nossos empreendimentos, que se tornaram multidisciplinares.

Novos sistemas, demandas, prazos menores, concorrentes e produtos internacionais.

Como lidar com isto?

Projetos Complexos – Integração multidisciplinar da equipe

 
Esta complexidade exige a gestão e interação de uma equipe cada vez mais multidisciplinar para o desenvolvimento de elaboração dos empreendimentos.
 
São necessários conhecimentos em diversas disciplinas, contabilidade na gestão financeira, conhecimentos jurídicos, conhecimento em seguros, contratos bem elaborados, treinamento das equipes nas diversas disciplinas.
 
Ainda, tecnologia da informação, sustentabilidade e meio ambiente, questões legais perante os órgãos fiscalizadores competentes. Conhecimentos em culturas distintas para projetos internacionais, entre outros.

É necessário que exista uma gestão e controle forte e integrada. Desde a concepção do plano de negócio, passando pelo estudo de viabilidade, definição de profissionais e equipes que irão atuar nas diversas etapas do projeto do empreendimento.

Alem disto, temos o desenvolvimento dos projetos técnicos. E a transição para o time de construção – também conhecido como parte da pré-construção, construção e montagem, comissionamento e entrega final, assistência técnica.

Por último, o encerramento formal, com a entrega do empreendimento ou o início do uso, de acordo com o tipo de edificação.

Como visto, a integração destes distintos conhecimentos e a continuidade das distintas fases é questão essencial para atingir-se o resultado esperado. Ainda, temos que ser e demonstrar sermos éticos, tomar nossas decisões de um modo transparente, processual, documentado e rastreável.

Para que todos estes especialistas multidisciplinares conversem entre si e trabalhem de forma harmoniosa, ética e complementar, é necessário um Gerente ou uma Equipe de Gestão de Projetos

 

Gestão de Projetos

Entenda-se como Gestor de Projetos, não somente um coordenador e compatibilizador das disciplinas. Um profissional ou um time de profissionais com um papel integrador e comunicador. Deve possuir conhecimentos em ferramentas de Gestão. E que seja capaz de estruturar uma Governança transparente, com funções e responsabilidades bem definidas e documentadas.

Somente com uma estrutura madura e bem estruturada, este projeto ou empreendimento poderá trazer à empresa o máximo de retorno em valor agregado esperado quando de sua criação, com ética e segurança.
 
Deve-se levar em conta não somente o conhecimento técnico. Deve possui também ferramentas de gestão de pessoas e relação entre distintas empresas e demais interessados (stakeholders). Gestão de requisitos, escopo e mudanças, gestão do contrato, integração, custos e prazos. Em uma visão mais ampla, temos também suprimentos, gestão de riscos, melhores práticas e lições aprendidas. Enfim, todas as disciplinas que englobam a gestão de projetos enquanto conceitos do PMI, do RICS, do Prince2, e outros…

 


Consultoria

 
Pense nisso, assim como toda orquestra precisa de um maestro por melhores que sejam seus músicos, os projetos precisam de um Gerente de Projetos profissional. Assim cada um pode colaborar com o melhor de si, e o conjunto chegue ou supere o resultado esperado!
Vamos conversar? Entre em contato!
 
Quer receber nossos textos? Cadastre-se Aqui!
 .
 

6 comentários em “Projetos Complexos exigem conhecimento multidisciplinar”

  1. Pingback: As seis partes da Norma de Desempenho - Kelch Consultoria

  2. Pingback: Saiba quando utilizar a Mediação na Construção Civil - Kelch Consultoria

  3. Pingback: Como utilizar a mediação nos problemas de construção civil - Kelch Consultoria

  4. Pingback: Auditar para melhorar o desempenho! - Kelch Consultoria

  5. Pingback: Auditoria Técnica como ferramenta de Controle de Obras - Kelch Consultoria

  6. Pingback: Acessibilidade - Hotéis e Pousadas são obrigados a se adequar. - Kelch Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *